Conheça Nossa Loja de Projetos

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Instituto Internacional POLOIGUASSU

Instituto Internacional POLOIGUASSU
O que fazemos?  

   O Instituto Polo Internacional Iguassu (POLOIGUASSU) foi fundado em 1996, por iniciativa de pessoas físicas e jurídicas do Brasil, do Paraguai e da Argentina, num movimento inédito entre as cidades de fronteira, para atuar na integração, estruturação e desenvolvimento turístico da Região Trinacional do Iguassu. É uma Organização Não Governamental - Associação de Direito Privado Sem Fins Lucrativos e ao longo da sua história, o POLOIGUASSU atuou na integração da região por meio do turismo, executando projetos voltados à valorização da cultura dos três países, à potencialização dos atrativos turísticos existentes e promovendo o reconhecimento do destino como TRINACIONAL.
    Hoje o Instituto direciona seus esforços nas áreas de GESTÃO, PESQUISA e EDUCAÇÃO para o turismo, entendendo a importância e a necessidade da geração de conhecimento para o desenvolvimento sustentado do setor. Para o alcance de sua missão, o Instituto conta com o apoio de importantes parceiros que tem fomentado e construído junto com o POLOIGUASSU um novo turismo, mais justo e igualitário, focado no desenvolvimento regional.
    A experiência adquirida em sua trajetória e o reconhecimento da vocação técnica do Instituto pelo trade,parceirose comunidade o destacam no cenário local e nacional.

Histórico

   Em seu histórico, o Instituto reúne projetos e ações em prol do desenvolvimento do turismo na Região Trinacional do Iguassu, atuando fortemente junto à Itaipu Binacional e à Fundação Parque Tecnológico Itaipu. Desde 2010 é Membro Afiliado da Organização Mundial do Turismo.
  As potencialidades do turismo em Foz do Iguaçu criam perspectivas concretas de geração de trabalho e renda. Diante deste cenário, o POLOIGUASSU tem realizado um exercício permanente de interlocução com o trade turístico como executor de vários projetos nas áreas de GESTÃO, PESQUISA e EDUCAÇÃO, damos destaque ao Projeto Trilha Jovem Iguassu, com objetivo de oportunizar a inserção destes jovens no mercado de trabalho no turismo de forma sustentável, que segue com o contínuo aprimoramento de suas ações, almejando se configurar cada vez mais como uma iniciativa de inclusão dos jovens no mercado de trabalho e sua sustentabilidade.
    Em Foz do Iguaçu o POLOIGUASSU foi executor do Projeto Trilha Jovem Iguassu – Turismo e Inclusão Social nos anos de 2006 a 2009, formou 600 jovens e inseriu 50% deles no mercado de trabalho. Foi eleito nacionalmente como o melhor destino. O projeto Trilha Jovem piloto foi desenvolvido entre 2004 e 2006 com sucesso em Salvador, na Bahia, onde formaram jovens em situação de vulnerabilidade e a partir de 2006 ampliado para 11 capitais, sendo Foz do Iguaçu a única cidade não capital a executar o projeto. Em 2012 o projeto foi retomado e selecionou 90 jovens e inseriu profissionalmente 65% deles.
    O Projeto Trilha Jovem surgiu da intersecção de dois desafios socioeconômicos articulados sendo: primeiro a demanda de inserção social e profissional de jovens, especialmente os oriundos de famílias de baixa renda, onde a pobreza, mais do que uma questão somente monetária, pode ser entendida também como limitação de oportunidades, risco a saúde, risco ambiental, dificuldade ao acesso a educação e dificuldade ao acesso a recursos (rendimento e condições de moradia) e exclusão social e o segundo desafio que diz respeito à promoção do desenvolvimento sustentável do turismo no Brasil.
   Dentre outros projetos que o POLOIGUASSU executa, podemos destacar o Núcleo Integrado de Gerenciamento de Projetos, o PROFOZ. É resultado dos esforços empreendidos pelas entidades que compõem a Gestão Integrada do Turismo do Destino Iguaçu e seu objetivo é contribuir para o desenvolvimento do turismo no destino em todas as suas dimensões e apoiar o crescimento e fortalecimento do setor. O caráter multi-institucional do PROFOZ, somado aos agentes que o compõem, o torna a principal ferramenta de planejamento, elaboração e monitoramento das demandas, ações e projetos turísticos.
    Outro projeto é o Programa Integrado de Educação Turística (PIET). Este programa objetiva a capacitação e sensibilização dos profissionais que atuam na cidade para a cultura da hospitalidade. O PIET já atendeu, por meio de oficinas, mais de 170 pessoas, dentre eles frentistas, taxistas, atendentes do comércio, guias de turismo e escolas públicas a fim de incentivar os diferentes atores a bem receber nosso turista.Por conta das suas ações, em dezembro de 2013 o PIET conquistou um reconhecimento pelas práticas adotadas para a melhoria da qualidade do atendimento ao turista, durante a entrega do Índice de Competitividade do Turismo Nacional.
    A iniciativa de criar um espaço interinstitucional e plural para debater temas relacionados à integração e desenvolvimento regional deu origem ao Projeto Diálogos de Fronteira, que teve início em março de 2008, com o intuito de promover uma “ativação cultural” e preparar o ambiente cultural para a implantação da UNILA. Em 2013 o projeto trouxe mais de 10 palestrantes que trataram de temas como turismo e desenvolvimento sustentável; economia criativa e empreendedorismo; juventude e inclusão social; políticas de fronteira e integração; cultura, identidade e território. Apoiado desde o início pela ITAIPU, o Projeto Diálogos de Fronteira encerrou suas atividades em dezembro em uma ação integrada com a Fundação Cultural, a Universidade Latino Americana - UNILA e Ação Poética que levou poesia para os muros do Brasil, Argentina e Paraguai e poesia para a periferia. Em 2013, o Diálogos de Fronteira deixou sua marca na Região Trinacional do Iguassu.

Contatos

Endereço: Av. Tancredo Neves, 6731, PTI - Bloco 13 - Espaço 03, Foz do Iguaçu-Pr - CEP 85867-609
Telefone/fax: (45) 3576-7112 / (45) 3576-7111 / (45) 99680532

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites