Conheça Nossa Loja de Projetos

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Comunidade dos Pequenos Trabalhadores (CDPT)



O que fazemos?

   A Comunidade dos pequenos trabalhadores (CDPT), é uma casa lar, que abriga crianças e adolescentes afastados do convívio familiar que foram violados em seus direitos, tais como negligência familiar, abuso sexual, situações de risco e vítimas de maus tratos. A CDPT possui duas casas lares, uma delas situada na Rua Pompeu de Toledo, número 123 – Jardim São Miguel e outra situada na Travessa Belmiro, número 34 – Portal da Foz. Cada casa Lar pode abrigar até 10 crianças. É composta por uma equipe devidamente preparada para atender da melhor forma possível as crianças e adolescentes acolhidos. Cada casa lar é composta de uma cuidadora/educadora residente, que fica permanentemente com as crianças, ensinando-as e proporcionando um convívio familiar de qualidade, duas auxiliares, que ajudam com as tarefas de casa e com o trabalho da cuidadora/educadora residente, uma coordenadora, uma psicóloga e uma assistente social, realizando trabalhos diariamente, através de atendimentos individuais, em grupo e atendimentos familiares procurando inserir essas crianças em seu meio familiar de origem ou em família substituta da forma mais natural possível, prevalecendo sempre o bem estar da criança e do adolescente acolhido. A entidade procura realizar trabalhos dinâmicos que os prepare para sua autonomia, disciplina, liberdade, acesso, auto-cuidado e responsabilidades, com atendimentos psicológicos e sociais, jogos e brincadeiras dirigidas para que sejam expostos a vontade da criança, seus pensamentos e frustrações. Os adolescentes participam de cursos profissionalizantes, que futuramente possam ajudar para inserção no mercado de trabalho.

Missão

   Caminhar com a criança e o adolescente em medida de proteção, prestando atendimento integral, cumprindo os princípios do Estatuto da Criança e do adolescente.

Histórico

   A Comunidade dos Pequenos Trabalhadores começou com atendimentos através da Pastoral do Menor que realizava atendimentos na rua com menores que necessitavam de ajuda mais logo se viu a necessidade de se trabalhar não só a criança mais com a família deste, então foi fundada em 23 de Junho de 1995, através de uma ação social da Diocese de Foz do Iguaçu, Diocese de Roma e Diocese de Trento na Itália, incentivada pelo Frei Pedro Brondani, seu fundador, sendo a primeira proposta de casas lares do Município, acolhendo crianças e adolescentes de ambos os sexos na faixa etária entre 8 a 18 anos de idade.

Contatos

Endereço: Pompeu De Toledo, nº 123 - Parque Morumbi I – Foz do Iguaçu
Telefones: (45) 3025-4622
E-mail: cdpt@bol.com.br

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites