Conheça Nossa Loja de Projetos

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Campanha Cuida Bem de Mim propõe construção coletiva



 
A nova campanha Cuida Bem de Mim vai muito além de uma versão brasileira da já conhecida “Care For Me”, promovida pela Aldeias Infantis SOS Internacional em mais de 50 países. É o que ficou evidenciado durante seu lançamento no I Fórum Internacional de Cuidados Alternativos, realizado na manhã do dia 19 de maio. 
 
Apresentada pelo assessor de advocacy da Aldeias Infantil SOS Brasil, Fabio Paes, a iniciativa no Brasil está alicerçada por uma construção coletiva, com representantes do judiciário, governo federal, organizações e movimento sociais. “Nós definimos que a campanha não seria uma propriedade da Aldeias Infantis e criamos um colegiado deliberativo formado por  projetos e movimentos que trabalham em âmbito nacional com a qualidade, com a formação”, explicou Paes. 
 
A iniciativa, assim, mostra-se mais como um movimento, em rede, com políticas e planos definidos a partir do colegiado formado por instituições como: Berço da Cidadania, Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso – Brasil), Fundação Abrinq – Save the Children, Instituto Fazendo História, Rede “Não Bata, Eduque”, Associação de Pesquisadores de Núcleos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente (Neca), Federação Internacional de Comunidades Educativas (FICE Internacional), além de, claro, a Aldeias Infantis SOS Brasil.   
 
“Há uma demanda de não falar só de políticas, mas de boas práticas, experiência que não são formais; e é isso que a campanha quer trazer. Qualidade é o que conta. Nós queremos propor caminhos, que talvez sejam alternativos, menos judiciais, institucionais, e que respondam para cada criança”, argumentou. 
 
Nesse contexto, Paes mostrou que a campanha brasileira tem um enfoque propositivo, incorporando o “Bem” para superar a visão do cuidado direto à qualidade desse cuidado. Por isso, os eixos de atuação envolvem a produção de conhecimento e estímulo para a criação de alternativas, sensibilização dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo (em todas as esferas) e mobilização da sociedade para a promoção e defesa de direitos para crianças e adolescentes que perderam ou estão em risco de perder o cuidado parental. 
 
Convocando para a ação, não por acaso Paes defendeu a campanha utilizando um provérbio medieval em sua apresentação: “comecemos porque até agora nada ou pouco fizemos”. 
  
Para mais informações: www.cuidabemdemim.org.br
 
 
Por Rodrigo Zavala, jornalista voluntário. 

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites